Criar uma Loja Virtual Grátis
Dicas De Limpeza De Tapetes E Carpetes
Dicas De Limpeza De Tapetes E Carpetes

Os tapetes e as carpetes, para além de um maior conforto, conferem um aspeto mais sofisticado a uma casa, sobretudo se condisserem irrepreensivelmente com o tema da decoração. Não obstante, eles são, frequentemente, alvos de sujidade e manchas. Afinal, não é só «no melhor pano que cai a nódoa» … Nos tapetes e carpetes também! Assim sendo, aconselha-se que estejam sempre em locais ventilados, onde o arejamento seja uma constante. A ausência de janelas concorrerá para a acumulação do sujo e a proliferação de microrganismos. 

As carpetes devem ser aspiradas, no mínimo, uma vez por semana (se estiverem em sítio de pouca afluência de pessoas e não houver animais), e acrescentando bicarbonato de sódio ao saco do aspirador, conseguir-se-á um combate mais efetivo dos odores desagradáveis. Já os tapetes carecem de uma aspiração diária, a fim de remover pó, areia, terra e ácaros. 

Quando se deixa cair algo líquido sobre um tapete, a primeira coisa a fazer é absorver o que for possível com um pano ou papel absorvente, sem esfregar (o que só espalharia o borrão). Se, por outro lado, o derramamento for de sólidos, então pode usar-se uma colher para tirar o que se conseguir. A limpeza do tapete fica completa com um pano limpo, água e umas gotas de detergente ou sabão neutros. Pode ser necessário repetir o procedimento, após o que se passa com água e enxagua. Depois de seco, escovam-se delicadamente os pelos da área tratada. 

O vinagre é ótimo para a limpeza geral de tapetes e carpetes, na mesma proporção. Humedece-se uma esponja na solução feita e passa-se levemente sobre o tapete ou a carpete, tendo o cuidado de que seque antes de nova utilização. Paralelamente, o vinagre permite tirar nódoas de ketchup (uma porção de vinagre para duas de água), pastilha elástica (molhando a zona com vinagre e deixando atuar algum tempo, sendo que se se aquecer o vinagre os resultados serão mais rápidos, tendo apenas que se puxar, posteriormente, a pastilha com cuidado para a retirar), café (uma parte de vinagre para duas de água), refrigerantes (idem), chocolate (idem), cola (idem, levantando-a quando estiver amolecida), etcétera. Para debelar o mofo, uma mescla de metade de água e metade de vinagre é o ideal. Pode recorrer-se a um secador de cabelo na potência mínima para abreviar o tempo de secagem. 

Quando se entorna vinho tinto num tapete, deve ensopar-se o líquido imediatamente, salpicar-se a área com sal e deixar atuar durante um quarto de hora. Depois de o sal ter absorvido o restante vinho, há que limpar a mancha rosa que fica com água e vinagre (1/3 de chávena de vinagre para 2/3 de chávena de água). Aplicar vinho branco é outro truque válido para este problema.

Uma pastilha elástica numa carpete também pode ser eliminada colocando um cubo de gelo em cima dela (para a enrijecer) e puxando por ela depois. A espuma de barbear é outro excelente método para delir manchas. De seguida, passa-se o local da mácula com água limpa e seca-se com papel absorvente. O que não falta são “segredos” e artifícios para carpetes e tapetes impecáveis!

Saber mais em: http://www.ruadireita.com/utilidades-domesticas/info/dicas-de-limpeza-de-tapetes-e-carpetes/#ixzz2RKpcfzWR 
Follow us: @ruadireita on Twitter | ruadireita on Facebook