Os revestimentos, quando novos e em seu estado normal e bem instalados, não apresentam nenhum problema quanto ao uso. Porém com o passar do tempo, a troca de móveis e decoração do lugar, a utilização de alguns materiais ou simples acidentes como uma criança que eventualmente venha a riscar o piso de madeira, esse piso começa a sofrer alterações estéticas que prejudicam a harmonia do ambiente. Quando isso acontece, se o estrago não for tão profundo, algumas medidas podem ser tomadas para acabar com os transtornos.
No caso de riscos de caneta hidrográfica, comumente feitos por crianças em momentos de distração, podem ser eliminados com pano embebido em álcool ou alguma solução de limpeza.
Nos demais casos em que os pisos de madeira ficam opacos e riscados há opções no mercado de máquinas que eliminam esses problemas através de tramas de tecido apropriado cobertas de abrasivos em ambas as faces, alternando a utilização dessas tramas em movimentos circulares e recuperando o piso de forma bastante satisfatória, o chamado polimento. Há opções de gramaturas para cada tipo de aplicação. As gramaturas agem de acordo com a agressividade necessária para sanar o problema. Essas máquinas podem ser utilizadas tanto à seco como molhadas, resultando em uma durabilidade maior do revestimento.
Se a região afetada não é tão grande e profunda é possível eliminar os riscos de assoalhos encerados, com sinteko ou envernizados usando removedores apropriados vendidos em casas especializadas. Nesse caso, basta aplicar o produto, esperar secar e, com a ajuda de lixas, começando da mais fina a mais grossa, ir removendo os riscos. Depois é necessário fazer a eliminação do pó com um pano úmido. É necessário deixar secar novamente, aplicar selador de madeira e por cima uma demão de verniz. Após doze horas da primeira aplicação uma segunda demão de verniz deve ser passada no piso.
É importante desatacar que pisos de assoalho, em que há peças de madeira maciça, permitem a recuperação dos riscos, raspando o piso e aplicando sinteco. Já em pisos do estilo “carpete de madeira”, em que compensados são revestidos de lâminas de madeira em sistema “macho e fêmea, apesar de riscarem com facilidade, não podem ser recuperados.
Saber mais em: https://www.ruadireita.com/utilidades-domesticas/info/piso-de-madeira-riscado-saiba-o-que-fazer/#ixzz2RKTkLJUF
Follow us: @ruadireita on Twitter | ruadireita on Facebook