Existe uma infinidade de tipos de esquadrias para sua obra. É um passo muito importante escolher corretamente, não apenas por questões estéticas, mas também por desempenho.
VEJA QUAIS SÃO:
1 - De abrir:
É o clássico exemplo de portas e janelas de abrir. Uma folha ou mais se abre, girando sobre dobradiças ou pivô (no caso das portas pivotantes, por exemplo) para fora ou para dentro do ambiente.
2 – Basculante:
A janela basculante é aquela que abre graças a pivôs localizados em suas laterais. Quando a báscula abre, parte da janela se projeta para fora e parte para dentro do ambiente.
3 – De correr:
Muito comuns, são as janelas e portas que correm lateralmente a partir de um trilho no chão ou no teto. Existem muitos tipos de trilhos diferentes, apropriados para tamanhos diversos, e a boa escolha do trilho é essencial para o funcionamento adequado destas esquadrias.
4 - Maxim-Ar:
Muito comum nos modelos de alumínio, é a janela l. LL, que se abre de forma similar à basculante, mas toda sua folha se projeta para fora do ambiente, podendo chegar a uma abertura de quase 90 graus.